Yoga Pré Natal

Porque a gestante se cansa rapidamente em qualquer atividade durante a gestação e como o yoga pode contribuir ?

Porque a gestante se cansa rapidamente em qualquer atividade durante a gestação e como o yoga pode contribuir ?

O corpo da mulher passa por muitas mudanças fisiológicas para o desenvolvimento de um
outro ser em seu ventre. A cada semana o útero vai expandindo, o centro gravitacional vai
mudando, o corpo se adaptando e gerando alterações em vários níveis dos tecidos ligados
à respiração. O aumento do útero gera uma elevação do diafragma pulmonar que gera uma
alteração na circunferência do tórax e, por isso, o pulmão altera sua posição. Além da
posição, o pulmão aumenta de tamanho para dar conta de abastecer a mãe e o bebê.
Como a demanda de oxigênio aumenta, o fluxo sanguíneo acompanha. Todo esse movimento interfere no padrão respiratório da mulher e ela fica facilmente cansada em qualquer atividade. É muito importante ter essa consciência para que ela ajuste suas atividades e não queira forçar uma respiração que não convém naquele momento.
As técnicas de respiração, chamadas pranayamas, são excelentes técnicas para melhorar a gestão da respiração e criar uma consciência corporal que serão contribuição em todas as fases da gestação para o ajuste das atividades e pausas conscientes. Além disso, esses exercícios fortalecem os músculos do aparato respiratório e amplia a capacidade pulmonar, que é extremamente importante durante toda a vida, mas especialmente na gestação devido às transformações que ocorrem. Se aprofundarmos além do físico, as alterações de humor são intensas e os pranayamas com seus efeitos calmantes podem contribuir nesse quesito. Isso é muito importante para a gestão também da ansiedade, insegurança e preocupação. Mas, não acabou por aí não, durante o parto as técnicas de respiração são de grande ajuda para a dor e sofrimento.
Então para você entender um pouco mais eu vou separar os radicais da palavra PRANAYAMA em sânscrito: PRANA significa energia vital e YAMA significa controle, a respiração é involuntária mas ela pode ser controlada ou administrada, melhorando mil vezes a qualidade do período gestacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *