Em relação ao assoalho pélvico, é melhor fortalecer ou aprender a relaxar para o parto ? Isso só vale para parto parto normal ?

Essa pergunta é muito importante e merece um olhar muito individual. De forma geral, a resposta seria que ambos são importantes mas trabalhados em momentos diferentes.

Essa pergunta é muito importante e merece um olhar muito individual. De forma geral, a resposta seria que ambos são importantes mas trabalhados em momentos diferentes.

No primeiro e segundo trimestres, o trabalho é de fortalecimento do assoalho pélvico, e, no terceiro trimestre após o ganho de tônus, o trabalho é de relaxamento. Esse local sustenta o peso dos órgãos da mulher e o peso do bebê, então para o corpo suportar esse peso é necessário que seja feito o fortalecimento e a gestante terá mais qualidade de vida durante o período gestacional. Então nesse caso, independe se será cesárea ou parto normal. Além do tônus, as técnicas do yoga favorecem e convidam ao conhecimento do corpo, essa conexão trará a resposta real para o caso particular dela.

A análise é individual porque se ela já pratica atividades que fortalecem a região e tem muito tônus, o processo de aprender a relaxar vai ser mais demorado podendo começar antes, no segundo trimestre. O relaxamento é importante para o momento do parto. De novo, independe da modalidade do parto, pois aprender a relaxar o assoalho pélvico também é aprender a relaxar a ansiedade e o medo que normalmente estão presentes. É um termo grosseiro, mas no parto normal ocorre a expulsão do bebê, para isso acontecer é preciso tônus para fazer o movimento de expulsão e, ao mesmo tempo, o relaxamento para o corpo do bebê passar pela vagina. Algumas das técnicas utilizadas para esses trabalhos são: ásanas, pranayamas, bandhas e vocalizações.

Além disso, quando iniciar o trabalho de parto as técnicas irão variar. Uma exalação longa não funcionará quando a dor estiver intensa. Para isso o acompanhante é treinado para que possa ser contribuição nesse momento tão precioso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *